quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Iara Silva

Introdução 

Em um mundo com tanta diversidade cultural e ideológica como o nosso, é fundamental que as crianças estejam inseridas nos processos de alfabetização e letramento, processos de aprendizagem indispensáveis e que eles dependem o sucesso no ensino aprendizagem da língua oral e da escrita contextualizada nas escolas atuais.

Ao falarmos sobre alfabetização e letramento, encontramos diversos teóricos que em seus escritos tentam explicar como se dão as práticas de leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento. Entre eles destacamos Magda Soares, pois a mesma afirma que “a alfabetização deve se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e o letramento, devem ter tratamentos metodológicos diferentes e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas”. Telma afirma que “a Alfabetização e o Letramento é um desafio permanente. Implica em refletir sobre as práticas e as concepções por nós adotadas ao iniciarmos nossas crianças no mundo da escrita”.

Nesse pressuposto analisaremos os métodos e processo de alfabetização segundo Magda e Telma.

2 Os métodos e processos de alfabetização. 

Desde os primórdios da escolarização da leitura procurou- se desenvolver método que melhor e mais rápido possibilitassem resultados satisfatório aqueles que procuravam aprender a ler e a escrever. Surgiram então os métodos de alfabetização. Estes são basicamente três: os métodos
sintéticos, os analíticos e os analíticos e sintéticos desmembram–se em processos.


2.1 Métodos sintéticos 


O método silábico surgiu no século XVIII como proposta de superação da soletração e deu inicio ao processo de alfabetização a partir da silaba. Nesse métodos acredita –se que no inicio da aprendizagem deve-se começar do mais fácil para o mais difícil, do mais simples para o mais complexo. Ou seja ,primeiro inicia-se com palavras depois frase por ultimo texto.

O método sintético é o mais antigo, tem mais de 2 mil anos; progredia lentamente. Em geral, o aprendiz demorava quatro anos para começar a ler um texto completo. Só após esse período, ele iniciava a aprendizagem da escrita (BARBOSA, 1991, p. 47).


Com a modalidade dos métodos sintéticos, pode-se apresentar os processos alfabéticos, fônicos e o silábico.
O método sintético pode ser dividido em:


2.1.1 Alfabeto ou Soletração 


Esse método parte da letra isolada para depois juntá-la a outras, através das sílabas, é um dos mais antigos métodos de alfabetização, tem como ponto de partida a decoração das letras do alfabeto, depois as famílias das sílabas e por último as palavras.

Na década de 1970 e início de 1980 a maioria dos brasileiros foram alfabetizados pelo método da soletração ou abelhinha através da cartilha Caminho Suave de Branca Alves de Lima que na tentativa de facilitar para as crianças a memorização das letras criou desenhos que continham as iniciais das palavras como por ex: A de abelha, B de bola, C de casa e assim por diante.


2.1.2 Fônico 


Consiste na memorização dos sons das letras antes de fazer a associação com os desenhos que as representam, ou seja, a criança só vai ter contato com a grafia após fixar os sons.
De acordo com Roazzi e Ferraz(op.cit. p.08):


Nos métodos fônicos parte-se do pressuposto de que cada letra dispõe de uma certa autonomia fonética e se baseia nas instituições fonéticas da criança e em sua capacidade de imitação de sons específicos. Basicamente, trata-se de fazer pronunciar as letras, aprendidas uma cada vez, de acordo com seu valor fônico, como se pronunciam enquanto unidades das palavras.


2.1.3 Silábico 



Este método tem como característica a somatória que inicia pelas vogais e pelos encontros vocálicos, depois, ocorre a apresentação do som e da grafia das consoantes. Em seguida, parte-se da junção das consoantes com as vogais formando-se sílabas simples. E por fim os encontros consonantais e as sílabas complexas são apresentados. Observamos o processo no diagrama a seguir:


Métodos sintético = (da parte para o todo)


Processos :


* Fonético ----letras
* Silábico-------Silabas unidades desprovida de sentido.
* Fônicos------fonemas

Fragmento significante


2.2 Métodos analíticos 



A partir de 1890, implementou-se a reforma da instrução pública no estado de São Paulo. Pretendendo servir de modelo para os demais estados, essa reforma se iniciou com a reorganização da Escola Normal de São Paulo e a criação da Escola-Modelo Anexa; em 1896, foi criado o Jardim da Infância nessa escola. Do ponto de vista didático, a base da reforma estava nos novos métodos de ensino, em especial no então novo e revolucionário método analítico para o ensino da leitura, utilizado na Escola-Modelo Anexa (à Normal), onde os normalistas desenvolviam atividades "práticas" e onde os professores dos grupos escolares (criados em 1893) da capital e do interior do estado deveriam buscar seu modelo de ensino.

Segue como contexto contrario ao sintético uma vez, que partem de unidades de analise maiores para depois decompô-las em unidades cada vez menores, partem de palavras, orações e conto(textos) para as letras e silabas.

O método analítico é dividido em:

2.2.1 Palavração 


Neste método primeiro o aluno aprende as palavras só então se faz a separação em sílabas para a formação de novas palavras. Dessa forma é proposto que ela acompanhe pequenos textos.

2.2.2 Sentenciação


Neste método o aluno aprende uma sentença, ou seja, uma frase de acordo com o interesse de todos os alunos, que em seguida é dividida em palavras que novamente serão divididas em sílabas que uma vez aprendidas serão usadas na leitura de novas palavras.

2.2.3 Conto ou texto
Neste método o professor apresenta ao aluno um texto que é lido em voz alta após a leitura é destaca uma frase, uma palavra, até chegar às sílabas ou às letras para formar novas palavras, a ideia fundamental é fazer com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito.
observe:

Processos:

* Palavração ..........palavras
* Sentenciação......frase unidades significativas
* Conto....................história


Resgate do significado.


2.3 O método analítico-sintético ou misto 


Esse método surgiu para responder as criticas feitas aos métodos sintéticos e aos métodos analíticos. Segundo Morais (2006, p. 59), o método misto e o mais usado atualmente e podemos encontra- lo em duas formas: uma que parte de palavras ou frases e o professor dirige a analise para os elementos que compõem essas estruturas lingüísticas complexas (método analítico sintético de orientação global) e a outra que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes formando silabas, as quais combinadas uma as outras originam as palavras (método analítico- sintético de orientação sintética).


Em analise aos métodos tradicionais de ensino da leitura Leal,(1996, p.15), afirma:



Apesar de estes modelos pedagógicos apresentarem direferencias em procedimentos metodológicos, há entre eles, alguns pressupostos implícitos que são similares, como uma certa predisposição e não considerar os conhecimentos informais que a criança desenvolve acerca da escrita. Nenhum dos diferentes métodos têm considerado a bagagem de conhecimentos adquiridos pela criança,suas idéias e hipóteses sobre a escrita, antes desta estar na escola e ser alfabetizada (...) há uma desconsideração da capacidade que os aprendizes têm de formular hipóteses, analisar o sistema da língua escrita e usar diferentes estratégias e indícios auxiliares no seu processo de descoberta; assim como uma ausência de consideração das questões relativas ao seu caráter de funcionalidades da escrita.




Segundo Magda a questão do método de alfabetização ainda constitui um impasse na área do ensino e da aprendizagem da língua escrita.  Acredito que nos iludimos, quando julgamos que muitos estejam se interrogando sobre a relevância da busca de um método de alfabetização: talvez a grande maioria daqueles que estão envolvidos na pratica cotidiana da alfabetização continuem afirmando a busca de um método – a pergunta que se fazem, que continuam fazendo é, certamente, qual é o método; fônico? Global?silábico?

Hoje acredita-se que a busca pelo método de alfabetização deve partir de um pressuposto que devemos ensina a leitura e a escrita de maneira que possamos interagir com os alunos de forma dinâmica eles possam aprender. Isso não implica dizer qual o qual o melhor método de ensino empregado atualmente, mas mostrar que cada método apresentado desenvolve no aluno determinadas capacidades.

4 comentários:

  1. Que horror, uma publicação destas é deplorável, só identificados por mim foram nada menos que 22 erros de língua portuguesa, como dar credibilidade em um texto destes?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Fora as concordâncias, né Claudem?!?!

    ResponderExcluir
  4. Fora as concordâncias, né Claudem?!?!

    ResponderExcluir