Iara Silva
Introdução
Em um mundo com tanta diversidade cultural e
ideológica como o nosso, é fundamental que as crianças estejam inseridas
nos processos de alfabetização e letramento, processos de aprendizagem
indispensáveis e que eles dependem o sucesso no ensino aprendizagem da
língua oral e da escrita contextualizada nas escolas atuais.
Ao falarmos sobre alfabetização e letramento, encontramos diversos
teóricos que em seus escritos tentam explicar como se dão as práticas de
leitura e escrita no processo de alfabetização e letramento. Entre eles
destacamos Magda Soares, pois a mesma afirma que “a alfabetização deve
se desenvolver em um contexto de letramento como início da aprendizagem
da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da
escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de
atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo
que a alfabetização e o letramento, devem ter tratamentos metodológicos
diferentes e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da
língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas”. Telma
afirma que “a Alfabetização e o Letramento é um desafio permanente.
Implica em refletir sobre as práticas e as concepções por nós adotadas
ao iniciarmos nossas crianças no mundo da escrita”.
Nesse pressuposto analisaremos os métodos e processo de alfabetização segundo Magda e Telma.
2 Os métodos e processos de alfabetização.
Desde os primórdios da escolarização da leitura procurou- se
desenvolver método que melhor e mais rápido possibilitassem resultados
satisfatório aqueles que procuravam aprender a ler e a escrever.
Surgiram então os métodos de alfabetização. Estes são basicamente três:
os métodos
sintéticos, os analíticos e os analíticos e sintéticos desmembram–se em processos.
2.1 Métodos sintéticos
O método silábico surgiu no século XVIII como proposta de superação da
soletração e deu inicio ao processo de alfabetização a partir da silaba.
Nesse métodos acredita –se que no inicio da aprendizagem deve-se
começar do mais fácil para o mais difícil, do mais simples para o mais
complexo. Ou seja ,primeiro inicia-se com palavras depois frase por
ultimo texto.
O método sintético é o mais antigo, tem mais de 2
mil anos; progredia lentamente. Em geral, o aprendiz demorava quatro
anos para começar a ler um texto completo. Só após esse período, ele
iniciava a aprendizagem da escrita (BARBOSA, 1991, p. 47).
Com a modalidade dos métodos sintéticos, pode-se apresentar os processos alfabéticos, fônicos e o silábico.
O método sintético pode ser dividido em:
2.1.1 Alfabeto ou Soletração
Esse método parte da letra isolada para depois juntá-la a
outras, através das sílabas, é um dos mais antigos métodos de
alfabetização, tem como ponto de partida a decoração das letras do
alfabeto, depois as famílias das sílabas e por último as palavras.
Na década de 1970 e início de 1980 a maioria dos brasileiros foram
alfabetizados pelo método da soletração ou abelhinha através da
cartilha Caminho Suave de Branca Alves de Lima que na tentativa de
facilitar para as crianças a memorização das letras criou desenhos que
continham as iniciais das palavras como por ex: A de abelha, B de bola, C
de casa e assim por diante.
2.1.2 Fônico
Consiste na memorização dos sons das letras antes de fazer a
associação com os desenhos que as representam, ou seja, a criança só vai
ter contato com a grafia após fixar os sons.
De acordo com Roazzi e Ferraz(op.cit. p.08):
Nos
métodos fônicos parte-se do pressuposto de que cada letra dispõe de uma
certa autonomia fonética e se baseia nas instituições fonéticas da
criança e em sua capacidade de imitação de sons específicos.
Basicamente, trata-se de fazer pronunciar as letras, aprendidas uma cada
vez, de acordo com seu valor fônico, como se pronunciam enquanto
unidades das palavras.
2.1.3 Silábico
Este método tem como característica a somatória que inicia pelas
vogais e pelos encontros vocálicos, depois, ocorre a apresentação do som
e da grafia das consoantes. Em seguida, parte-se da junção das
consoantes com as vogais formando-se sílabas simples. E por fim os
encontros consonantais e as sílabas complexas são apresentados. Observamos o processo no diagrama a seguir:
Métodos sintético = (da parte para o todo)
Processos
:
* Fonético ----letras
* Silábico-------Silabas unidades desprovida de sentido.
* Fônicos------fonemas
Fragmento significante
2.2 Métodos analíticos
A partir de 1890, implementou-se a reforma da instrução pública no estado de
São Paulo. Pretendendo servir de modelo para os demais estados, essa
reforma se iniciou com a reorganização da Escola Normal de São Paulo e a
criação da Escola-Modelo Anexa; em 1896, foi criado o Jardim da
Infância nessa escola. Do ponto de vista didático, a base da reforma
estava nos novos métodos de ensino, em especial no então novo e
revolucionário método analítico para o ensino da leitura, utilizado na
Escola-Modelo Anexa (à Normal), onde os normalistas desenvolviam
atividades "práticas" e onde os professores dos grupos escolares
(criados em 1893) da capital e do interior do estado deveriam buscar seu
modelo de ensino.
Segue como contexto contrario ao
sintético uma vez, que partem de unidades de analise maiores para depois
decompô-las em unidades cada vez menores, partem de palavras, orações e
conto(textos) para as letras e silabas.
O método analítico é dividido em:
2.2.1 Palavração
Neste método primeiro o aluno aprende as palavras só então se faz a
separação em sílabas para a formação de novas palavras. Dessa forma é
proposto que ela acompanhe pequenos textos.
2.2.2 Sentenciação
Neste método o aluno aprende uma sentença, ou seja, uma frase de
acordo com o interesse de todos os alunos, que em seguida é dividida em
palavras que novamente serão divididas em sílabas que uma vez aprendidas
serão usadas na leitura de novas palavras.
2.2.3 Conto ou texto
Neste método o professor apresenta ao aluno um texto que é lido em voz
alta após a leitura é destaca uma frase, uma palavra, até chegar às
sílabas ou às letras para formar novas palavras, a ideia fundamental é
fazer com que a criança entenda que ler é descobrir o que está escrito.
observe:
Processos:
* Palavração ..........palavras
* Sentenciação......frase unidades significativas
* Conto....................história
Resgate do significado.
2.3 O método analítico-sintético ou misto
Esse método surgiu para responder as criticas feitas aos métodos
sintéticos e aos métodos analíticos. Segundo Morais (2006, p. 59), o
método misto e o mais usado atualmente e podemos encontra- lo em duas
formas: uma que parte de palavras ou frases e o professor dirige a
analise para os elementos que compõem essas estruturas lingüísticas
complexas (método analítico sintético de orientação global) e a outra
que parte das vogais, as quais são associadas rapidamente as consoantes
formando silabas, as quais combinadas uma as outras originam as palavras
(método analítico- sintético de orientação sintética).
Em analise aos métodos tradicionais de ensino da leitura Leal,(1996, p.15), afirma:
Apesar
de estes modelos pedagógicos apresentarem direferencias em
procedimentos metodológicos, há entre eles, alguns pressupostos implícitos
que são similares, como uma certa predisposição e não considerar os
conhecimentos informais que a criança desenvolve acerca da escrita.
Nenhum dos diferentes métodos têm considerado a bagagem de conhecimentos
adquiridos pela criança,suas idéias e hipóteses sobre a escrita, antes
desta estar na escola e ser alfabetizada (...) há uma desconsideração da
capacidade que os aprendizes têm de formular hipóteses, analisar o
sistema da língua escrita e usar diferentes estratégias e indícios
auxiliares no seu processo de descoberta; assim como uma ausência de
consideração das questões relativas ao seu caráter de funcionalidades da
escrita.
Segundo Magda a questão do
método de alfabetização ainda constitui um impasse na área do ensino e
da aprendizagem da língua escrita. Acredito que nos
iludimos, quando julgamos que muitos estejam se interrogando sobre a
relevância da busca de um método de alfabetização: talvez a grande
maioria daqueles que estão envolvidos na pratica cotidiana da
alfabetização continuem afirmando a busca de um método – a pergunta que
se fazem, que continuam fazendo é, certamente, qual é o método; fônico?
Global?silábico?
Hoje acredita-se que a busca
pelo método de alfabetização deve partir de um pressuposto que devemos
ensina a leitura e a escrita de maneira que possamos interagir com os
alunos de forma dinâmica eles possam aprender. Isso não implica
dizer qual o qual o melhor método de ensino empregado atualmente, mas
mostrar que cada método apresentado desenvolve no aluno determinadas
capacidades.
Que horror, uma publicação destas é deplorável, só identificados por mim foram nada menos que 22 erros de língua portuguesa, como dar credibilidade em um texto destes?
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ResponderExcluirFora as concordâncias, né Claudem?!?!
ResponderExcluirFora as concordâncias, né Claudem?!?!
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