quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O CONTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM GÊNERO E SUAS INTERFACES

As crianças tem sua própria forma de ver o mundo ao seu redor e fazer a leitura do seu espaço, é através das relações que são estabelecidas na família, na escola, na sociedade que a criança aprende.

Nesse ponto de vista a literatura infantil através dos contos de fadas permeia o imaginário infantil de maneira a despertar o interesse da criança pela leitura ao mesmo tempo que é uma forma de construção de aprendizado. Acredita-se que as crianças encontram por intermédio dos contos de fadas uma melhor maneira de viver. Pois é através deste que elas se identificam ou não com as dificuldades ou alegrias de seus heróis, cujos feitos narrados expressam, a condição humana frente às provações da vida. A literatura infantil, é fundamental para a formação da criança. Ler e contar histórias é uma forma de desenvolver o gosto pela fantasia, incentivando aspectos que dizem respeito ao seu potencial criativo. Alem de desenvolver todo o potencial crítico da criança, pois através da audição de histórias a criança é levada a pensar, questionar e duvidar, estimulando desta forma o seu senso crítico.

A criança depara-se com sua imagem no espelho e, vê alguém semelhante a si mesma, dessa maneira os contos de fada dirigem a criança para a descoberta de sua própria identidade e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter. "Eles alimentam a imaginação e estimulam as fantasias, pois nem todos os nossos desejos podem ser satisfeitos através da realidade. Daí a importância da fantasia como recurso adaptativo. Na seleção de histórias para serem oferecidas na hora do conto, é importante incluir contos de fadas". (Silveira, 1996, p. 12).

Segundo (BETTELHEIN, 1992, p. 162). “É possível entender que a criança em contato com o mundo dos contos de fadas encontra com mais facilidade o espaço pessoal para que sua identidade possa ser melhorada, e estimulada”. Com isso, ela se sente mais confortável para exercer as múltiplas e diferentes funções que encontra em sociedade, aprendendo formas de comportamento que permitirão que interaja em sociedade, com os mais diversos tipos de indivíduos.

Nesse sentido a experiência do leitor, os objetivos da leitura e a complexidade do texto em questão serão determinantes para a rapidez com que essas atividades sejam realizadas e para o próprio resultado da atividade.por isso a criança precisa esta em interação com o contador de estória para que haja uma melhor compreensão do objetivos proposto pelo educador, posto que é preciso que a forma como serão contadas de forma realista para levar a criança ao encontro da magia que está expressa no conto de fadas. Então, é preciso que os professores estejam preparados para trabalhar com os mesmos, acreditando no potencial que o conto possui e em sua função no dia-dia da escola enquanto fonte de saberes. Nesse sentido Silveira (1996 p 11) afirma que:

Ajudando a criança a compreender seus próprios problemas, estimulando a imaginação, promovendo o desenvolvimento linguístico, suscitando o gosto pelas boas leituras e recreando, o professor centra seu trabalho num aspecto essencialmente educativo, cumprindo uma função de importância relevante, a busca do leitor, e o desenvolvimento pleno do educando. 


Enquanto mediador de conhecimento o professor devera ler contos frequentemente para despertar o interesse do aluno, estando estes em processo de alfabetização ou não, é importante que o professor conheça a função social e a construção interna dos textos trabalhos. Quanto aos contos longos devem ser lidos por etapas, parar num momento emocionante que desperte o interesse para ouvir o final.

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