quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO





POR QUE É IMPORTANTE REGISTRAR? O ATO DE CONHECER É PERMANENTE?

Então está implícito o conhecimento como ato social e que esse educador faz história. Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história. É o registro que historifica o processo para a conquista do produto histórico. Possibilita também a apropriação e socialização do conhecimento e a construção da memória, como história desse processo (Freire, M. 1989, p.5).

O PRIVILÉGIO A QUESTÕES ATITUDINAIS NA PRÁTICA TRADICIONAL

*O que esses alunos compreenderam do assunto que foi trabalhado?

*O que não compreenderam?

*Por que se sabe que não compreenderam?

*O que eles fizeram de diferente, de interessante nas tarefas?

PARECER DESCRITIVO

Mário se mostra muito dispersivo, desatencioso. Caminha em aula, agride os colegas, desrespeita ordens da professora. Às vezes, é agressivo e outras se faz de vítima. Assim, leva para sua família uma imagem sofrida em sala de aula, na qual os pais acreditam, prejudicando qualquer trabalho que se faça com ele. (M.G. 4ª série do Ensino Fundamental).

O parecer acima foi escrito em relação a uma criança de 4ª série.

O que significa?

Qual a compreensão do aluno e dos pais sobre esse parecer? O que ele revela sobre a postura pedagógica de um professor que registra e encaminha à família tais considerações? Que chances se terá de trabalhar com uma criança que se percebe julgada pelo professor com tal severidade?

Pareceres descritivos

Pensamos que você pode assumir mais no “todo”. Até o presente momento não alcançou os objetivos propostos em todas as disciplinas, devendo esforçar-se e retomar todos os conteúdos indicados pelas professoras. As suas atitudes, conversas paralelas, responsabilidades e entonação de voz estão prejudicando sua aprendizagem. Procure aproveitar bem este último bimestre! A sua responsabilidade é grande! NÃO ESQUEÇA! (T.S. 5ª série).


A aluna é organizada, caprichosa, capaz. Um tanto egocêntrica, precisa desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo, dividindo e aceitando outras ideias. Precisa de um maior acompanhamento dos pais no sentido de atenção e diálogo. Quanto à aprendizagem, necessita desenvolver o senso crítico e a iniciativa própria. ( M.H.L – 2ª série)

Vale dizer que existe algum interesse, algum móvel que motiva a ação. O desenvolvimento da inteligência permite, sem dúvida, que a motivação possa ser despertada por um número cada vez maior de objetos ou situações. Todavia, ao longo desse desenvolvimento, o princípio básico permanece o mesmo: a afetividade é a mola propulsora das ações e a razão está a seu serviço ( La Taille, 1992, p.65).

ELABORANDO RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO

Juliano é ativo, independente e querido. Relaciona-se bem com os colegas e a professora. Seu processo de socialização cresce a cada dia, através do respeito às regras estabelecidas pelo grupo. Em algumas ocasiões necessita que se estabeleçam limites bem definidos no que diz respeito a atender as solicitações da professora. É criativo em suas brincadeiras. Na área psicomotora tem demostrado crescimento. Procura realizar as tarefas com prontidão, independência e até o fim. Juliano é um amor de aluno.

Márcio é fraterno, amigo de todos. Gosta muito de jogar futebol no pátio. Distrai-se com facilidade durante os trabalhos e sua conversa atrapalha seu rendimento. Participa quando solicitado. Age de forma mais ou menos organizada nas atividades. Vivencia a fraternidade, mas, ás vezes, começa com brincadeiras de puxões e empurrões. É cuidadoso com a higiene pessoal. Tem cuidado com o material da escola, mas não é muito organizado com seu material. Participa sem interesse das atividades de educação física.

ASPECTOS SEMELHANTES NOS DOIS RELATÓRIOS


Relacionamento

Participação

Atendimento às solicitações do professor

Relacionamento

Realização de tarefas

Organização do material

Desenvolvimento da área motora

Poderíamos delinear algumas questões que não tem sido privilegiadas pelos educadores ao elaborar tais relatórios:

Que áreas de conhecimento foram trabalhadas pelo aluno?

Quais os avanços que vem demonstrando nessas áreas? Exemplos?

Apresenta alguma área a ser melhor desenvolvida?

Que sugestões o professor oferece nesse sentido? Tarefas? Jogos? Leituras? Outros? Qual o trabalho que vem realizando junto ao aluno?

Como se trabalhou com ele as questões socioafetivas? Alguma sugestão aos pais?

Como o aluno se refere ao seu desenvolvimento nesse período?

Como os pais se referem ao seu desenvolvimento?




Autores:

Camila Carla*
Clayton Levi*
Clécia Maria*
Jacira Silva*
Leandra Oliveira*
Luciana Firmino*


 [*] Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco

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